terça-feira, 2 de novembro de 2010

JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS

Rafael Savi1
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento / UFSC
Vania Ribas Ulbricht, Dra2
Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento / UFSC e de
Design /AM
Resumo: As instituições de ensino estão ampliando o uso das tecnologias de
informação e comunicação para oferecer aos alunos mídias interativas que possam
enriquecer as aulas. Os jogos digitais aparecem nesse contexto como um recurso
didático que contém características que podem trazer uma série de benefícios para as
práticas de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta o potencial dos jogos digitais
educacionais, baseado em estudos de especialistas, trás exemplos de jogos utilizados em
diferentes níveis de ensino e aponta problemas que ainda precisam ser superados para
facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais.


Introdução
Os jogos de vídeo games e computadores conquistaram um espaço importante na vida
de crianças, jovens e adultos e hoje é um dos setores que mais cresce na indústria de
mídia e entretenimento. Estudos recentes da consultoria PricewaterhouseCoopers
estimam que em 2008 o faturamento do mercado de jogos deverá superar o do setor de
música, que sempre teve destaque econômico (Marketing Charts, 2008).
Com um faturamento bilionário os jogos digitais já assumiram um papel de destaque na
cultura contemporânea, levando diversos pesquisadores a desenvolverem estudos paraentender porque os jogos digitais são tão atraentes e quais impactos causam na vida das
pessoas (Kirriemuir; Mcfarlane, 2004).
Muitos jovens seduzidos pelos jogos digitais permanecem longos períodos totalmente
empenhados nos desafios e fantasias destes artefatos de mídia, dando a impressão de
que são imunes a distrações e que nada é capaz de desconcentrá-los.
Mas os jogos digitais costumam absorver muitas horas dos jogadores e consomem um
tempo que poderia ser aproveitado em outras atividades, como o estudo, por exemplo.
Isto gera reclamações entre pais e professores, pois gostariam que seus filhos e alunos
aplicassem nos estudos o mesmo nível de atenção e comprometimento dedicado aos
jogos (Kirriemuir; Mcfarlane, 2004).
Conseguir desviar a atenção que os estudantes dão aos jogos para atividades
educacionais não é tarefa simples. Por isso, tem aumentado o número de pesquisas que
tentam encontrar formas de unir ensino e diversão com o desenvolvimento de jogos
educacionais. Por proporcionarem práticas educacionais atrativas e inovadoras, onde o
aluno tem a chance de aprender de forma mais ativa, dinâmica e motivadora, os jogos
educacionais podem se tornar auxiliares importantes do processo de ensino e
aprendizagem.
Mas para serem utilizados com fins educacionais os jogos precisam ter objetivos de
aprendizagem bem definidos e ensinar conteúdos das disciplinas aos usuários, ou então,
promover o desenvolvimento de estratégias ou habilidades importantes para ampliar a
capacidade cognitiva e intelectual dos alunos (Gros, 2003).
Durante muitos anos se discutiu a possibilidade dos vídeo games influenciarem
negativamente os jogadores e estimularem a violência em crianças e adolescentes. Nos
últimos anos, porém, aumentou o interesse para a pesquisa dos aspectos positivos dos
jogos, seus benefícios para os jogadores, potencialidades como recurso didático e uso na
educação (Eck, 2006).
Agora, ao invés das instituições de ensino fecharem as portas para os jogos, existe um
crescente interesse entre pesquisadores e professores em descobrir de que formas os
jogos digitais podem ser usados como recurso para apoiar a aprendizagem e quais são
os seus benefícios (Kirriemuir; Mcfarlane, 2004).


1 rafaelsavi@yahoo.com.br
2 ulbricht@floripa.com.br

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